Blog

O sol brilhará mais forte no Brasil

            Seguindo transformações globais, o Brasil passará por grandes mudanças no fornecimento de energia elétrica. Com perfil climático favorável às fontes renováveis de energia (SOLAR, EÓLICA, BIOMASSA, ETC...) e o alto custo do serviço atual, o país possui grande potencial para adoção em massa da geração distribuída (GD).


            Atualmente vemos aumentos de custos por todos os lados e com a energia elétrica não é diferente, as concessionárias (Somente no Rio Grande do Sul) reajustaram as tarifas em média 15% nos últimos cinco (5) anos; e no país já somam 18% nos últimos doze (12) meses. 

 Figura 1 Fonte: Google

            Segundo o DataFolha, 72% dos consumidores brasileiros teriam interesse em colocar o sistema fotovoltaico em suas residências se houvesse financiamento prontamente disponível, tendo assim, um método melhor para fugir dos aumentos e passar a ter economia real nas faturas, e não deixar de usar um equipamento, como por exemplo: um condicionador de ar, só para “não gastar energia”.

           

Figura 2 Fonte: Google           

            Novas tecnologias e diferentes meios de geração de energia, levarão nosso país a acompanhar uma tendência mundial, a tendência renovável, sustentável e independente. A tecnologia dos módulos fotovoltaicos (placas solares) não é nova, o Brasil que está no passado, e teme em sair dele, dependendo das hidroelétricas, sim uma fonte também renovável mas, vem adotando cada vez mais: o carvão, gás natural e petróleo nas poluidoras usinas termoelétricas, aumentando as emissões de CO2 desde 2014.

 

Figura 3 Fonte: Google


            Por isso o Grupo W Bioenergy junto com a SunnyHUB firmaram uma parceria e serão as primeiras empresas no estado do Rio Grande do Sul a levar para os clientes o modelo de energia solar por assinatura. Uma nova maneira de fugir dos aumentos das concessionárias de energia e passar para uma geração própria, um passo adiante para um Brasil renovável, sustentável e movido a energia solar.

 

Artigo escrito por:

Gustavo Henrique da Silva

Engenheiro de controle e automação no Grupo W Bioenergy.

13/12/18

Pesquisar blog

Últimas Notícias

logo

O futuro do nosso planeta é algo que devemos tratar com extrema importância.

selo

Contatos

Email

gwb@grupowbioenergy.com

Escritório

Rua 8 de Julho, 156 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-240

Telefone

Pesquisar