Blog

Aumento nas Faturas de energia

As faturas de energia estão pesando cada vez mais ao bolso do brasileiro, e nem sempre o corte de gastos dentro de casa ou empresa é o suficiente para se ter um abatimento real nas faturas mensais.

transmissao 69013670

Figura 1 Fonte: Google

sempre haverão equipamentos elétricos ligados a rede como: geladeiras e freezers, assim como equipamentos no modo stand-by que também, mesmo que em menor quantidade, consomem energia. E para empresas esse custo é ainda mais elevado dependendo da quantidade de equipamentos. 

Os aumentos nas faturas de energia no estado do Rio Grande do Sul dado pelas concessionárias de energia, CEEE-D, RGE/RGE SUL, foram em média 15% nos últimos cinco (5) anos, mais que o dobro da média da inflação que foi de 6,44% nesse mesmo período.

f2

Figura 2 Fonte: Google

Isso que desde 2017, nós consumidores, estamos pagando uma conta gigantesca de R$ 62,2 bilhões de reais em que o governo exigiu das distribuidoras mudanças nos contratos e tiveram que aceitar renovar antecipadamente as concessões, isso lá em 2012 quando a então presidente Dilma Rouseff assinou uma medida provisória (MP) e alterou o marco regulatório para o setor elétrico e retirou encargos das tarifas de energia. 

Mais informações abaixo, no vídeo, uma reportagem do Jornal Nacional.

Fontes: 

Banco Central e dados das distribuidoras de energia, CEEE-D, RGE/RGE SUL 

Pesquisa realizada pela equipe do Grupo W Bioenergy energias renováveis.

Artigo escrito por:

Gustavo Henrique da Silva 

Engenheiro de controle e automação no Grupo W Bioenergy. 

19/10/18 

Pesquisar blog

Últimas Notícias

logo

O futuro do nosso planeta é algo que devemos tratar com extrema importância.

selo

Contatos

Email

gwb@grupowbioenergy.com

Escritório

Rua 8 de Julho, 156 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-240

Telefone

Pesquisar